Banco de Tempo: Conheça já e se apaixone!

Atualizado: 9 de jun. de 2020

Banco de Tempo? Pagar em horas? Trocar talentos? Se você já ouviu algum desses termos e ficou se perguntando que raios são essas coisas, nesse texto eu vou te explicar do que se tratam e te fazer ficar com outra pulga atrás da orelha: "Por que eu nunca participei disso antes?!"


O Banco de Tempo, como o nome diz, é um banco virtual (ou físico, no caso de Portugal), que distribui moedas baseadas em horas, de acordo com os talentos disponibilizados por cada associado/a.

Calma, que tudo ficará mais claro no decorrer do texto rs


Há mais de 20 anos, surgiu, na Europa, esse conceito de usufruir de bens e serviços com uma moeda alternativa à moeda vigente de cada país. E qual o bem comum a todas as pessoas, independende de formação ou status socioeconômico? O TEMPO! Afinal, todas as pessoas tem a mesma quantidade de tempo por dia - o qua varia é como cada um preenche esse tempo.

Banco de Tempo de Portugal


Bem... definindo a moeda tempo como a mais democrática por ser comum a todos, como fazê-la, então, circular?


Por meio do que cada um faz de melhor: SEUS TALENTOS! Ou seja, para ganhar moedas tempo, você precisa oferecer um ou mais talentos, sejam produtos ou serviços, mas que sejam realizados por você. Novamente, o Banco de Tempo quebrando paradigmas... ultrapassando as barreiras da formação acadêmica, profissão e status social. Afinal, talento é coisa de ser humano. Basta identificá-los e exercitá-los!


Então recapitulando: temos uma moeda definida que é acessível a todos - MOEDA TEMPO - que pode circular por meio de algo que todos possuem - TALENTOS.


Certo? Certo, mas como isso funciona na prática?


Vamos de exemplos, que sempre fica mais fácil!


Maria é advogada, mas adora e tem muita facilidade em lidar com animais - tem dois cachorros e cuida deles incrivelmente bem, diga-se de passagem! Ela já tem dois potenciais talentos em vista: sua formação em direito e sua paixão e destreza por cuidar de cães. Pensou bem e decidiu que faria mais sentido oferecer no Banco de Tempo seu talento de Pet Sitter, cuidando uma vez por semana durante duas horas dos cãezinhos fofíneos de outros associados do Banco.


João não tem formação, mas é ótimo em inglês - de tanto jogar videogame desde criança. Além disso, ele leva muito jeito em ensinar coisas diversas às pessoas. Ele oferece, então, no Banco como talento, aulas de inglês.


Ariel dá aulas de yoga e decidiu abrir uma vaga para os associados do Banco em uma de suas aulas que oferece no Templo. São 2 horas por semana, pra quem se interessar.


Maria viu no Banco de Tempo que Ariel ofereceu a vaga de yoga. Ela tem 4 horas disponíveis por ter se associado (aliás, cada BT disponibiliza determinada quantidade de horas a seus associados para incentivar e permitir o início das trocas). Ela vai a uma aula de yoga e transfere 2 horas para Ariel.


Considerando que cada um começou a usar o Banco recentemente, iniciando com 4 horas cada um, após essa primeira troca, o saldo ficou assim:

  • Maria: 4 - 2 - 2 horas

  • Ariel: 4 + 2 = 6 horas

  • João: 4 + 0 = 4 horas

Dias passaram e Ariel estava precisando de dicas de inglês para um trabalho da faculdade. Chamou João e ficaram conversando por 1 hora sanando todas suas dúvidas. O saldo, após essa troca, ficou assim:

  • Maria: 2 + 0 = 2 horas

  • Ariel: 6 - 1 = 5 horas

  • João: 4 + 1 = 5 horas


Novos associados vão entrando, novas trocas vão surgindo e, assim, as moedas vão circulando. É assim que funciona o Banco de Tempo, de forma bem resumida.


Cada cidade ou região possui sua própria comunidade, a fim de gerar maior conexão entre as pessoas. Procure em sua cidade e faça parte desse movimento alternativo, que estimula a criatividade, a confiança, a colaboração e o repensar de muitas crenças que temos enquanto sociedade!


Se não houver nenhum Banco, crie! Seja catalisador dessa mudança em seu entorno!


Se você é da Baixada Santista, saiba que temos o Banco de Tempo 013, venha conhecer e participar!


91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo