top of page

Olá, nós somos as Gênias Criativas!

Atualizado: 9 de jun. de 2020

Queremos nos apresentar pra você. Somos as Gênias Criativas, Mari e Andrea, duas malucas que acreditam profundamente no propósito e na causa em que atuamos. Aqui vai uma breve entrevista que fizemos em nossa revista online Oxigene-se, pra você entender um pouquinho como surgiu tudo isso aqui :)



1) Nome das fundadoras do OxiGênio Criativo. Andrea Campanilli e Mari Costa.

2) Como surgiu o OxiGênio Criativo? Andrea: O OxiGênio Criativo nasceu da vontade de reunir artistas, marcas e empreendimentos que tivessem suas ações voltadas à sustentabilidade, preocupadas com a preservação ambiental e que icentivassem hábitos mais conscientes de consumo. Existem trabalhos maravilhosos sendo feitos e o mundo precisa conhecer essa galera! Mari: Sentíamos falta de uma rede que reunisse e fortalecesse essa galera que trabalha com sustentabilidade. Então fizemos da demanda a oportunidade!

3) O que significa esse nome? Andrea: O oxigênio é vital e o exercício da criatividade nos mostra caminhos que nos levam a muitos aprendizados. Então unimos dois fatores essenciais para nomear um evento que mostra caminhos para uma vida mais sustentável.

Mari: Queríamos um nome que pudesse representar elementos essenciais do nosso trabalho. Então surgiram a criatividade e o oxigênio. Curiosamente dentro da palavra oxigênio existia uma outra palavra: gênio. Pensei: é isso! E como duas pessoas que buscam a originalidade sempre que possível, foi a ideia perfeita pra sair um pouco do tão famigerado "eco".

4) Quais são os valores do OxiGênio? Andrea: Colaboração, união e propósito creio que sejam os principais valores que pautam essa rede que estamos criando. Mari: Colaboração, transparência, propósito, equilíbrio e poesia.

5) Conta um pouco da sua trajetória. Andrea: Comecei há quase 8 anos, fazendo reaproveitamento de embalagens longa vida na execução de bolsas e acessórios, tive uma marca de bolsas, mas meu propósito sempre esteve no coletivo. Ministrei palestras, cursos, até que numa oportunidade dividi uma aula com a minha hoje sócia Mari Costa e vi nela uma vontade tão forte como a minha de movimentar a sustentabilidade através da moda, da arte e da cultura. Criamos o ECoLaB Criativo que focava em produtos lixo zero mas que hoje passa por uma reformulação de atividade, e a partir desse empreendimento nasceu o OxiGênio Criativo, que hoje faz parte da Associação Santos Lixo Zero, uma outra grande satisfação para mim, fazer parte dele. E queremos a partir desses projetos, lançar luz sobre essa gente criativa e talentosa que se movimenta pelo planeta. Mari: Sou santista, mas fui pra Londrina estudar e aprender muito sobre a vida. Me formei em design de moda e, desde sempre, fui uma pessoa inconformada com a realidade social e ambiental em que vivíamos. Na faculdade não foi diferente. Mas fui descobrindo rumos diferentes e, com isso, trilhando minha carreira de acordo com o que acreditava genuinamente. Conheci a economia solidária, criativa, a moda sustentável, o figurino de teatro, a economia circular. E como a Andrea já pôde contar sobre nossos projetos, hoje vejo que faz sentido ter voltado à Santos, cidade que aprendi a amar e admirar!


6) Qual é sua frase inspiradora? Andrea: Todo longo caminho começa por um único passo. Mari: Seja a mudança que você quer ver no mundo.

7) Quais são os planos futuros? Andrea: Tornar o OxiGênio Criativo um projeto sustentável, fazendo o que eu mais amo e acredito. Unir pessoas e projetos e fazer algo de bom pelo planeta. Mari: Fortalecer a rede OxiGênio Criativo, rentabilizar o projeto para que alcance ainda mais pessoas e lugares. Pretendo também me dedicar a estudar sobre Economia circular pra avançar em soluções cada vez mais sustentáveis.


8) Mídias sociais.

@andrea.campanilli

@mari.fcosta

11 visualizações0 comentário
bottom of page