Artesanato e meio ambiente, combinam?

Atualizado: 26 de ago. de 2020

Quem faz artesanato, cria e produz com as mãos, certamente é apaixonado pelo que faz! Ver sua ideia rascunhada, em seguida transformar tecidos, linhas, botões, caixas ou qualquer outro material em um projeto pronto, lindo e perfeito é uma missão e tanto. O artesanato começa sempre no coração, não é mesmo?


Eu comecei minhas arteirices cedo, aos 7 anos. Curiosa que sou, quis aprender a fazer crochê! Vendia pulseirinhas na escola rs Depois fui me interessando por diferentes técnicas das artes manuais, até descobrir a magia de reaproveitar materiais. E hoje começo essa série de textos sobre artesanato trazendo algumas reflexões sobre nosso trabalho!


Por acaso (só por um acaso, tá? rs) você já saiu para comprar um simples tubo de cola e voltou com 18 tecidinhos, uma caixa de botões, 12 pompons coloridos e um unicórnio pra casa? rs E será que realmente produzimos com tudo o que compramos? Se você for agora no seu ateliê, ou no seu cantinho da arte será que tem lá uma caixa com materiais sem uso e que está lá há bastante tempo guardado? Se identificou? Pois é, quem nunca?!



Sabemos que muitas técnicas requerem materiais específicos, claro! Porém, é preciso estar atento que muitas "novidades" estão a todo momento chegando pra que a gente compre mais e mais materiais. Então, que tal tornar nossa produção mais limpa e consciente?

Antes de comprar por impulso, se faça perguntas básicas: preciso desse material? eu vou usar esse material imediatamente? tenho algum material semelhante? quanto desse gasto impactará nos meus resultados? Sim, nossas "comprinhas" podem impactar muito nos nossos ganhos.


Além dessas, tenho outras reflexões para sugerir mas vamos conversar muito mais sobre isso! Você conhece o material que utiliza, onde e de que matéria-prima é produzido? ele é reciclável? Pra onde encaminhar os resíduos da minha produção? Que tal se trocássemos materiais, dicas e sugestões para nossas produções ficarem cada vez mais mais amigas do meio ambiente?


Estou realmente empolgada para trocar experiências e ideias sobre nossas práticas no artesanato! Estou cheia de ideias pra contar, vamos juntes?!




Conhece Eco Cartonagem?

Te convido a conhecer e se apaixonar por reaproveitamento de materiais!


Bolsa 2 em 1 em caixinha longa vida por Andrea Campanilli para EDUK:

Curso Eco Cartonagem - EDUK




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo