top of page

O papel da moda por um ecossistema sustentável

Atualizado: 22 de jul. de 2020

A moda está presente na vida de todo mundo, sejamos amantes dela ou não. De uma poderosa ferramenta de auto expressão, a moda foi transformada em um veículo de lucro para grandes corporações em detrimento do bem estar do nosso ecossistema, que inclui a nós reles mortais.

Somos iludidos incessantemente pela mídia de que não temos o suficiente e de que precisamos daquela roupa ou acessório para sermos aceitos e, com isso, felizes. E nessa loucura toda de produção e consumo desenfreados, nos deparamos com o grande problema da degradação ambiental devido à alta exploração e poluição de recursos naturais, como também ao descarte irresponsável de resíduos têxteis e roupas que apenas saíram de moda, consequência da obsolescência programada e percebida.

Aqui vão alguns dados coletados do movimento Fashion Revolution para te informar sobre a situação:

  • o equivalente a um caminhão de lixo têxtil é desperdiçado por segundo no mundo;

  • o consumo de roupas gera 1,5 toneladas de CO2 por casa anualmente, o que equivale à poluição de 6 mil carros;

  • a produção global de têxteis emite 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa anualmente, mais do que os vôos internacionais e os transportes marítimos juntos;

  • produzimos 53 milhões de toneladas de fibras para a fabricação de roupas e têxteis por ano, para jogar fora ou queimar 73% dessas fibras;

  • aproximadamente 2.720 litros de água são necessários para a produção de uma camiseta de algodão.

Com isso, fica fácil sacar que temos alguma responsabilidade sobre isso, pois somos consumidores e, como tais, temos o poder de apoiar ou não esse tipo de funcionamento. “Ah, mas a culpa é das empresas ou do Governo”. Sim e não. Há sim parte da responsabilidade que cabe a cada um deles. Mas há também a nossa, como indivíduos e como sociedade! E como se tornar um consumidor consciente e apoiar uma moda mais sustentável?

A ROUPA MAIS SUSTENTÁVEL É AQUELA QUE JÁ EXISTE!


Se a roupa mais sustentável é aquela que já existe, então bora explorar o #4 R para uma moda sustentável!


  • REPARAR e CUSTOMIZAR aquela peça com pequenos defeitos que surgem de tanto usar, seja um furinho ou uma manchinha.

  • TRANSFORMAR a calça em blusa, o short em saia e por aí vai! Caso você tenha uma camiseta que adora mas ela já está velhinha, aqui vai uma dica boa: transformá-la em uma ecobag superestilosa e útil, evitando também o uso de sacolas plásticas! Clique aqui para ver o passo a passo.

  • COMPRAR DE BRECHÓS é uma ótima para você conseguir peças diferentonas e por um preço mais acessível. Hoje em dia já existem muitos brechós que fazem uma curadoria bem bacana, aproveite!

  • TROCAR peças fazendo a moda circular. E é aqui que queremos te contar uma notícia superlegal, pois agora você pode trocar roupas, sapatos e acessórios, por meio do nosso Clube de Trocas Online! Funciona da seguinte forma: você paga uma assinatura de apenas R$7,00 e tem direito a subir mensalmente até 7 peças em bom estado; você ganha moedas O2 de acordo com o número de peças que enviar, ou seja, se enviar no mês 5 peças, você ganha 5 moedas O2 para trocar no Clube; essas moedas permitem que a troca seja indireta, isto é, se Maria pegar uma peça sua, você não precisa obrigatoriamente pegar também uma peça de Maria. Entenda melhor no infográfico a seguir:

E aí, gostou? Então vem fazer parte dessa revolução!

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page