top of page

10 grandes motivos pra você trocar roupas!

Atualizado: 9 de jun. de 2020

A troca ou escambo é coisa antiga, mas não do passado! De uns tempos pra cá, vemos um crescimento desse tipo de consumo. Trata-se de uma remodelagem da velha economia, atentendo as demandas do presente.

Clubes de troca são muito utilizados na Economia Solidária e, hoje em dia, para além dela! Grupos variados de pessoas propõem clubes de trocas diversos, entre os que mais se destacam são os de roupas e acessórios. E é sobre eles que queremos te falar, mostrando bons motivos pra você dar início a isso em sua vida!

1 - É a forma mais barata de renovar o guarda-roupa

Se quer economizar, essa é sem dúvida a forma mais eficiente pra isso! Afinal, a moeda de troca, nesses casos, é a própria roupa que você irá levar.

2 - Seu guarda-roupa fica sempre atualizado

Quanto mais trocas fizer, mais seu guarda-roupa pode ficar do jeitinho que você quer. Há quem não goste de repetir muito as roupas, então, dessa forma, você está sempre com um look diferente ;)


3 - Você aprende o real valor das peças

Em Clubes de Trocas que não há curadoria e que qualquer peça tem o mesmo "preço" você compreende que o valor das peças está muito mais ligado a outras questões para além de marca, tais como o quão útil ou boa aquela peça pode ser pra você ou pra outra pessoa. De que me serve uma bolsa Louis Vuitton se minha necessidade e desejo for uma camiseta para treinar?


4 - As roupas circulam e ganham utilidade

Ainda falando sobre utilidade, quantas vezes você já não se pegou dizendo que não tinha roupa para vestir, mesmo com seu guarda-roupa abarrotado de coisas? Pois então, com o Clube de Trocas, você não fica guardando peças inúteis pra você e que certamente poderiam estar fazendo a alegria de outra pessoa.

5 - Você contribui para a sustentabilidade do planeta

A indústria da moda é uma das que mais polui o meio ambiente, tanto com a exploração exagerada de recursos naturais quanto com o enorme descarte de roupas, apenas por terem saído de moda. Além da questão ambiental, também é uma indústria que explora muito pessoas pobres, não pagando o justo para trabalhadores. O Clube de Trocas permite que você faça parte da corrente do bem, reduzindo a produção e descarte desenfreados e deixando de apoiar marcas que não tem o mínimo respeito pelo ser humano.


6 - Você não é mais refém da compra como única opção

E uma das estratégias que o sistema utiliza para manter a indústria da moda lucrando seus bilhões matando o planeta é por meio da publicidade, que nos faz acreditar que a única forma de nos vestir é comprando mais e mais e mais. Trocar roupas é apenas uma das formas de você romper com esse ciclo automático e estar livre para optar pela forma como achar melhor!


7 - Você se torna mais responsável com suas coisas

A partir do momento que você começa a trocar roupas, você passa a ser mais exigente com o que recebe e, consequentemente, também se torna mais responsável pelo que passa adiante. Afinal de contas, faça com o outro aquilo que você gostaria que fizesse com você, não é mesmo?


8 - Pode aprender técnicas de conserto e customização de roupas

Às vezes as peças que você quer doar estão com pequenas avarias e, como falamos anteriormente, você só irá repassar aquilo que gostaria de receber. Com isso, você pode pesquisar maneiras criativas de reparar manchinhas, furinhos ou outras coisas que podem prejudicar o uso da peça no dia a dia. E caso você receba uma peça que esteja com esses pequenos defeitos, você mesma pode melhorá-la!


9 - Estimula a criatividade na combinação de novos looks

Participar de Clubes de Trocas é sempre uma surpresa, pois você nunca sabe o que te espera! E isso não é nada ruim, pelo contrário, estimula a criatividade pra que você leve peças que combinem com você e com o que você já tem em sua casa.



10 - Você se diverte e conhece pessoas novas

Pode apostar, esse é um momento muito gostoso que passamos com pessoas que às vezes nem conhecemos. Trocamos histórias sobre as peças, dicas de estilo e muito mais! Vale a pena experimentar esse velho-novo jeito de se consumir, você não vai se arrepender!

Conheça nosso Clube de Trocas Online e seja uma trocadeira <3

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page