top of page

Corona Vírus chegou! - E agora, José?

Atualizado: 9 de jun. de 2020


Temos acompanhado, desde o surgimento em dezembro, esse "tal" Corona Vírus. Vimos outros países sendo atingidos e mudando toda sua rotina para conter o problema. Eis que agora chegou a nossa vez aqui no Brasil.


E agora, José?


Precisamos nos recolher, não apenas por nós, mas por TODOS nós! Se a doença afeta mais uns que outros e todos somos vetores do vírus, então não se contaminar é o objetivo. Além dos cuidados necessários comunicados pela OMS e Governo, precisamos enxergar essa situação de maneira sistêmica. Estamos a ponto de enfrentar uma crise sem precedentes, incluindo em nossa economia.


A Rede OxiGênio Criativo nasceu da vontade de fortalecer artistas e pequenos empreendedores com trabalhos pautados na sustentabilidade. E nesta fase em que nos encontramos não será diferente. É hora de sair do átomo para os bits! Vem com a gente?!



#1 Compre do pequeno


Com eventos cancelados, lojas coletivas fechando as portas, os pequenos negócios sofrem sérios riscos de não conseguirem sobreviver, o que significa milhares de empreendedores sem trabalho e sem fonte de renda. É verdade que as grandes empresas também estão se ajustando a este cenário caótico, no entanto, as chances delas passarem por essa fase sem grandes perdas é maior do que aos pequenos. Portanto, opte por produtos de artesãos, artistas e microempreendedores.


#2 Compre localmente


Dando preferência aos pequenos negócios, uma forma de estimular a economia local é adquirindo de profissionais da sua região. Como todxs sabem, é momento de se resguardar e evitar contatos físicos, então compre localmente pela internet e combine a melhor forma de entrega dos produtos.


#3 Compartilhe os trabalhos de pequenos produtores


Se você acredita que é hora de economizar, ótimo! Mas uma forma de ainda contribuir para esta situação amenize em termos econômicos é compartilhando os trabalhos de pequenos produtores, ainda mais de seu entorno. Seu apoio nas redes é muito importante para a sobrevivência dos pequenos negócios.


#4 Faça compras coletivas


O coletivo ganha ainda mais forças, tanto na venda quanto na compra! Como? Verifique com sua comunidade (família, condomínio, grupos no WhatsApp, etc) de que forma podem se ajudar em relação às compras. Além de evitar que muitas pessoas circulem por aí, as compras coletivas certamente são uma boa opção para reduzir custos.


#5 Compre cursos online de pequenos empreendedores


Netflix é bom e todo mundo gosta, sabemos disso. Mas que tal aproveitar seu tempo em casa e aprender coisas novas, hein? Muitos empreendedores estão lançando cursos ótimos e com preços acessíveis, desde artes a produtos para uso diário.


#6 Mande suas roupas para consertar


Nada de circular em shoppings e lojas sem necessidade, então que tal consertar suas roupas? Favorece a moda circular, ou seja, você dá um novo valor para uma peça parada, além de reduzir gastos com roupas novas. Quando tudo voltar ao normal, seu guarda-roupa estará renovado!


#7 Dê preferência a produtos sustentáveis


Esse momento pede reflexões e consciência, portanto, dar preferência a produtos sustentáveis é fundamental para que o mundo entre em equilíbrio.


Acesse a Vitrine Coletiva do OxiGênio Criativo e apoie os pequenos negócios: oxigeniocriativo.eco.br/vitrinecoletiva

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page